sexta-feira, 6 de março de 2015

teledetencao


NOÇÕES DE SENSORIAMENTO REMOTO  OU TELEDETENCAO

Entende-se por Sensoriamento Remoto ou teledetencao  a utilização conjunta de modernos sensores, equipamentos para processamento e transmissão de dados, aeronaves, espaçonaves e etc., com o objetivo de estudar o ambiente terrestre através do registro e da análise das interações entre a radiação eletromagnética e as substâncias componentes do planeta Terra, em suas mais diversas manifestações.

1 - Fontes de energia eletromagnética:
Natural: O Sol é a principal fonte de energia eletromagnética. Toda matéria a uma
temperatura absoluta acima de (0º K) emite energia, podendo ser considerada como uma fonte de radiação.
Artificial: Câmaras com flash, sensores microondas

2 - Energia eletromagnética
A forma mais conhecida da energia eletromagnética é a luz visível, embora outras formas como raios X, ultravioleta, ondas de rádio e calor também sejam familiares.
Todas essas formas além de outras menos conhecidas são basicamente da mesma natureza e sua forma de propagação pode ser explicada através de duas teorias. Uma teoria é conhecida como “Modelo Corpuscular” e preconiza que a energia se propaga pela emissão de um fluxo de partículas (fótons). Outra, é conhecida como “Modelo Ondulatório” e postula que a propagação da energia se faz através de um movimento ondulatório. Esta teoria descreve a energia eletromagnética como uma feição sinuosa harmônica que se propaga no vácuo à velocidade da luz, ou seja, 3x108 m/s.
Uma carga elétrica produz ao seu redor um campo elétrico (E). Quando essa carga entra em movimento desenvolve-se ao seu redor uma corrente eletromagnética. A aceleração de uma carga elétrica provoca perturbações nos campos elétrico e magnético, que se propagam repetitivamente no vácuo.
Uma onda eletromagnética pode então ser definida como a oscilação do campo elétrico (E) e magnético (M) segundo um padrão harmônico de ondas, ou seja, espaçadas repetitivamente no tempo.
Duas características importantes das ondas eletomagnéticas:
- Comprimento de onda: É a distância entre dois picos consecutivos de ondas eletromagnéticas. Por exemplo, os sensores da faixa do visível apresentam comprimento de onda que variam de 0,38 ìm a 0,78 ìm.
l®mm    onde, 1 ìm = 1x10-6 m

Frequência: Nº de picos que passa por um determinado ponto numa unidade de tempo.
A frequência é diretamente proporcional à velocidade de propagação da radiação, mas como essa velocidade é constante para um mesmo meio de propagação, para que haja alteração na frequência é necessário que haja alteração no comprimento de onda (ë).
V = ë x f ë = V/f                          onde, V = veloc. da luz = 300.000 Km/s
                                                                            f = frequência, medida em Hertz (Hz)
     O espectro eletromagnético
Pode ser ordenado em função do seu comprimento de onda ou de sua frequência.

O espectro eletromagnético se estende desde comprimentos de onda muito curtos associados a raios cósmicos até ondas de rádio de baixa frequência e grandes comprimentos de onda.

As características de cada elemento observado determinam a maneira particular segundo a qual emite ou reflete energia, ou seja, a sua “assinatura” espectral. Um grande nº de interações torna-se possível quando a energia eletromagnética entra em contato com a matéria. Essas interações produzem modificações na energia incidente, assim, ela pode ser:
- Transmitida: Propaga-se através da matéria
- Absorvida: Cede a sua energia, sobretudo no aquecimento da matéria
- Refletida: Retorna sem alterações da superfície da matéria à origem
- Dispersa: Deflectida em todas as direções e perdida por absorção e por novas deflexões
- Emitida: Geralmente reemitida pela matéria em função da temperatura e da estrutura molecular
Reflectância espectral: É a comparação entre a quantidade de energia refletida por um
alvo e a incidente sobre ele.
Esse comportamento por qualquer matéria, é seletivo em relação ao comprimento de onda, e específico para cada tipo de matéria, dependendo basicamente de sua estrutura atômica e molecular. Assim, em princípio, torna-se possível a identificação de um objeto observado por um sensor, através da sua “assinatura espectral”.





Nenhum comentário:

Comentários